domingo, 11 de dezembro de 2011

Como são as novelas Brasileiras pelo mundo? (parte 2)

Se quiser ver a parte 1, clique aqui!

Olá! Hoje vou falar sobre as influências que a novela brasileira, leia-se novelas de Rede Globo, fizeram e ainda fazem no Continente mais rico do planeta: a EUROPA!



O país que sempre vai ser o primeiro a exibir as novelas brasileiras antes de serem exportadas é PORTUGAL. O canal que as exibe lá é a Sic, que atualmente exibe Morde & Assopra e Insensato Coração (com um certo atraso). A aposta das novelas da Rede Globo no canal fez com que a audiência elevasse rapidamente (início dos anos '90), e o início do sucesso comercial como roupas e jóias, por exemplo, começou a crescer. Outro caso é o 'sotaque' carioca que as nossas novelas têm e os portugueses já se acostumaram (Aqui é o contrário, as produções portuguesas são frequentemente dubladas e raramente passam por aqui!). Na época da exibição da novela ''O Clone'', fez aumentar a procura por viagens para o Marrocos e por aulas de dança do ventre em Portugal.

Outro país que recebeu influência foi a Romênia (que não exibe nossas novelas há algum tempo por falta de audiencia), batizou uma praia no Mar Negro de ''Copacabana'', da influência da maioria das novelas brasileiras ambientadas no Rio de Janeiro.

Em alguns países, as brasileiras são tratadas como um produto misturando moda e drama. O canal francês Martinique1 exibiu recentemente a novela Viver a vida (Sauvée par l'amour - Salva pelo amor), e a retratou com essa mistura dando um certo sucesso por lá.


Quem faz questão de exibir nossas novelas por lá é o canal Zone Romantica, canal de origem polonesa que virou expert em exibir dramas e novelas para donas de casa. O Canal é exibido em vários países Europeus, inclusive na Inglaterra, onde as novelas brasileiras são tratadas com um certo respeito e, sem falar que os noveleiros de plantão por lá amam as brasileiras.

Na próxima semana (18/12/2011), vou falar das novelas da Record no exterior e seu sucesso na República Dominicana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário