''Escrito en las estrellas'' já foi sucesso no Chile e na Costa Rica!
Um monte de gente vem sempre me perguntar se as nossas tramas, vulgo novelas da 6, das 7 e das 8 (acho que agora é das 9, ne?) ... enfim, a resposta é SIM!
Todo início de ano, a Globo traz novas novelas para seu catalogo e, assim, apresentadas em feiras de Televisão ou apresentadas para algumas parceiras que são suas clientes há um bom tempo. As novelas já vem com o idioma português e com a dublagem espanhola (Que é terrívelmente dublado no México). Mas então a pergunta, Por Quê a Globo faz somente a dublagem em espanhol e não em inglês, ou francês? É porque os prdutos da Globo (séries, novelas, formatos) são mais vendidos para os países latinos, onde em certas áreas fazem muito sucesso, e para não perder um sequer cliente, ela traduz suas novelas em espanhol, afim somente de outras emissoras comprar sem ter o ''trabalho'' de dublar.
'TiTiTi' virou 'Cuchicheos' em espanhol!
As nossas novelas são vendidas para mais ou menos 20 países, alguns exibem na faixa noturna outras na faixa de tarde e chega até em alguns países a exibirem de manhã ou de madrugada. Os Países onde nossas novelas são sucesso garantido são: Portugal (SIC), Equador (Ecuavisa), Chile (Canal 13) e Uruguai (Teledoce), que já são parceiras da Globo há mais de 20 anos (exceto a SIC que tem mais ou menos 15 anos).
Pôster promocional de ''La Favorita'' no Uruguai às 19h!
Em Portugal é bem diferente a exportação, o canal SIC compra direto as novelas, sem ter que dublar nem nada; e a compra das novelas chega a ter uma incrível diferença de 5, 6 meses de capítulos atrasados. A Ecuavisa exibe nossas novelas desde a época dos anos '70, no horário das 20h45; Caminho das Índias e Viver a Vida foram as unicas exceções, pois com a queda da audiência foram passadas para as 23h. O Canal 13 do Chile exibe as novelas globais há muito tempo, leia-se anos '80; O canal ganhava a liderança facilmente no horário das 14h30 (isso por anos), mas com a chegada de Belíssima, Paraíso Tropical e outras, derraparam a audiência do horário, impossibilitando o crescimento dos programas que iriam vir depois; Em 2008, o canal acabou com a tradição das ''brasileras'' e colocou ao ar uma venezuelana; Os fãs declaram guerra ao canal e exigiam uma nova brasileira para o canal e também para as concorrentes. Felizmente o canal tirou do ar a novela depois de 20 cap., o motivo: baixa audiencia, em seu lugar: A Favorita (14h30) e Duas Caras (15h30) fizeram a alefria dos amantes chilenos da teledramaturgia brasileira. Fechando os países, vemos a Teledoce do Uruguai; O canal líder do país muitos não sbem , mas o canal foi o primeiro a exibir as brasileiras mundo a fora (Uruguai, México e Venezuela foram os primeiros); Atualmente as nossas novelas lá estão perdendo credibilidade e audiência, Passione não chega nem a estar no TOP5 do país, nem do canal (Diferente de Caras & Bocas, exibida lá no horario das 7, chegava a ser o programa mais visto do país), Cama de Gato, vulgo Cuna de Gato, até chega no TOP5, mas muito dificilmente.
Por Hora, vou fechar esse post (aaaaaaaah) com 4 vídeos das recentes estreias dos países que citei.
Na próxima semana (11/12/2011), Vou falar das nossas novelas na Europa e sua influência nos dias de hoje.
BOA TARDE!! ;D
VÍDEOS:
Insensato Coração (Portugal - Novembro de 2011)
Passione (Chile- Outubro de 2011)
Passione (Equador - Agosto de 2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário