domingo, 8 de janeiro de 2012

Como são as novelas Brasileiras pelo mundo? (parte 4)

Estamos de volta com o COMO SÃO AS NOVELAS BRASILEIRAS PELO MUNDO? Hoje vamos mostrar a história de nossas novelas em países muito noveleiros: México e Venezuela!

MÉXICO
A Novela Brasileira começou a ser exportada primeiro pra o México (poucos sabiam disso!), e a novela O Bem Amado foi comercializada  pelo país através da Imevisión (atual TV Azteca), depois foi exportada para a Europa, Uruguai, Venezuela, Equador e por aí vai..
As novelas começaram a ser dubladas em espanhol, mas pela quantia em dinheiro, anos depois as novelas da Globo iam para os estúdios Venezoelanos. O custo era altíssimo, mas o méxico continuavam comprando as novelas brasileiras. Depois, nos anos 90' (década em que Imevision evoluiu para Azteca), de uma looonga pausa sem exibir, voltou a exibir muitos sucessos como Mujeres de Arena, La Viaje e muitos outros pela Azteca 7 (canal secundário do Grupo Azteca). Os índices começaram a crescer, visto depois de O Clone, Azteca viu o seu horario noturno brilhar e ficar atrás só de 2 canais da Televisa (Ela tem 4 canais no México, sendo 2 nacionais, um semi-nacional e um da capital).
O CLONE FOI UM SUCESSO NA AZTECA, PERDENDO SOMENTE PARA 2 CANAIS DA TELEVISA.

Depois de alguns títulos não darem certo, a Azteca foi empurrando as novelas Brasileiras pela grade, sem falar que Senhora do Destino foi exibido no horário das 15h, revoltando alguns fãs de novelas brasileiras. Depois de tantas críticas, O Clone é reprisado na Azteca em uma versão mais compactada. A audiência foi razoável para o horário das 18h, e nunca mais foi visto uma novela nesse horário na Azteca 7. Depois de trocar as novelas das '8' pelas '6', o canal tirou as novelas brasileiras do ar, deixando muitos telespectadores indignados. 
Mas a Azteca conseguiu surpreender seus telespectadores e agendou a estréia de A Favorita para o 12h (horário muito ruim para ver uma novela desse tipo), no ínicio deu dados razoaveis, até que começou a traçar o ibope da Azteca Trece, e o canal tirou do ar a novela, irritando de novo os telespectadores. Quem deu muitas risadas foi  a Televisa, que comprou a versão da Telemundo de O Clone. A novela dava sempre altissimos picos de audiência pela Galavision e sempre dava trabalho pro canal primario da televisa e suas novelas (Canal de las Estrellas). Acabou indo para o horario das 22h, onde liderou em sua ultima semana.


VENEZUELA
Trilhando um pouc da história do México, o recém canal Televen foi comprando inicialmente novelas, mas as da Globo (Já que a RCTV exibia somente as das '8'), sempre foram as ''sobras''. As novelas brasileiras sempre foram dubladas na Venezuela até que com a entrada no mercado hispanico dos EUA, a Televisa (sua maior rival em exportação) comprou o estúdio que dublava suas produções. Seus trailers de novelas foram sempre dublados na Venezuela, mas a partir dali, o conteúdo da novela foram com vozes mexicanas. A RCTV deixou de exibir as produções brasileiras depois dali, mas enganam-se se a Globo começou uma crise de exportação, muito pelo contrario, mais países começaram a comprar suas novelas e a Televen se consolidou como sua parceira na Venezuela. Mas como a RCTV faliu depois de um mandato do próprio Hugo Chavéz, as produtoras de novelas (tais como a Telemundo, Azteca, RCN, e outras), foram para a Televen, deixando o espaço das novelas brasileiras cada vez menor.

Sua última novela exibida da Globo foi A Favorita no horário das 22h, depois streou a versão e O Clone da Telemundo. Depois da exibição da versao hispânica, a Televen cortou laços com a Globo, deve-se ao fato de que a emissora não estava mais interessada nas produções brasileiras. A Venevisión (rival da Televen e parceira da Televisa), para completar, comprou Caminho das Índias, mas por questões óbvias nunca a exibiu. Desde esse episódio, nenhuma novela da Globo deu as caras por lá.

OBS: Essa matéria tem direitos reservados! Se quiser copiar para um blog ou um site qualquer, entrem em contato com o dono do Blog. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário