sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Espanha: Canais de TV Antena 3 e La Sexta preparam fusão


A emissora de televisão privada espanhola Antena 3 anunciou nessa quarta-feira estar iminente a conclusão do processo de fusão com o canal generalista La Sexta. Em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores espanhola (CNMV), o Grupo Antena 3 esclarece que a fusão será feita mediante a absorção da La Sexta, faltando apenas concluir alguns detalhes da operação para que a mesma seja formalmente anunciada ao mercado. 
De acordo com as informações avançadas no comunicado, a fusão deixará a atual estrutura acionista do La Sexta com uma participação entre 7% a 14% do capital social da nova empresa liderada pela Antena 3. A definição final dessa participação ficará associada ao desempenho operacional do canal La Sexta nos próximos anos. 
A estrutura acionista da Antena 3 integra como acionistas de referência o Grupo Planeta - acionista maioritário com 44,5% - , o grupo alemão RTL (20%) e o Banco Sabadell, com 5,8%. O canal La Sexta é detido maioritariamente (a 51%) por uma holding da Arbol e Media Pró, contando ainda com participações da mexicana Televisa (40%) e da Albavision Communicacions (9%). O iminente desfecho destas negociações levou a CNMV a suspender a negociação em bolsa das ações do Grupo Antena 3.
O cenário de fusão destas duas estações sob uma única empresa já era avançado como altamente provável há cerca de um ano, numa operação sustentada pela cenário de crise económica em Espanha, com reflexos evidentes na quebra de receitas no mercado publicitário deste país. A confirmar-se, esta será, de resto, a segunda fusão do mercado espanhol, depois de a Telecinco e a Cuatro se terem juntado no início deste ano, sob a égide da Mediaset España.

Nenhum comentário:

Postar um comentário